quarta-feira, 17 de outubro de 2007

COMPACTO.REC

.Com a popularição do consumo de música virtual e o declínio das vendas de CD, o circuito Fora do Eixo, em parceria de bandas, produtores e jornalistas de todo o país, criou um projeto de distribuição do circuito por meio de uma rede de trabalhos que estimule a circulação, a comunicação indie e a distribuição de produtos culturais dos estados integrados . Mais de trinta veículos virtuais de comunicação estão associados. Para aproveitar e fortalecer essas ligações, o Fora do Eixo inicia seu programa ReC (Rede de Comunicação) e seu projeto Compacto.rec.




.O projeto tem como objetivo lançar compactos virtuais de bandas da cena independente brasileira via rede de sites cujas metas partem do principio de divulgação da cena independente brasileira. A diferença do Compacto.Rec é fazer os lançamentos em veículos integrados à rede, o que inclui, zines, revistas, eventos, etc. Focando na distribuição de produtos da cena independente. O visitante de cada um desses diferentes sites terá músicas, imagens (que servirão como capas e encartes para esses singles ) e informações sobre as bandas e artistas. Com isso, caem barreiras geográficas, como só a internet possibilita, e de gênero, como a internet nem sempre estimula.

O Edital - Para participar, a banda/músico deve ter pelo menos três músicas gravadas e ser necessariamente associada a um selo independente. O compacto inscrito por cada banda deve ter no mínimo duas faixas e no máximo três. Junto aos fonogramas, a banda deve enviar o encarte do compacto, mais releases da banda e do material enviado, duas fotos e as letras de cada uma das faixas inscritas. O material será avaliado por uma curadoria constituída de produtores e jornalistas culturais.


Os Resultados - Os projetos selecionados serão divulgados quinzenalmente em todos os sites integrados à ação. Cada um dos selecionados terá um kit de divulgação contendo newsletters, banner e teaser. Os fonogramas estarão disponíveis para download nos sites integrados ao compacto.rec. Ao final do projeto, um Compacto Geral será lançado no dia 15 de dezembro, contendo uma faixa de cada uma das bandas/artistas selecionadas. Por sua vez, as bandas se inscrevem no projeto, enviando material para compactorec@gmail.com. As inscrições continuam abertas! E as bandas são avaliadas pela qualidade do trabalho e por serem ativas em suas cenas.

.O primeiro compacto lançado partiu da iniciativa da banda paraense Madame Saatan [foto ao lado]. Enqutno pensavam em como divulgar seu primeiro CD, resolveram usar o espaço virtual para distribuir singles, compactos (antigo disquinho) e promover o primeiro álbum, tentando atingir públicos diferenciados. No dia 1o. de abril , o compacto com as músicas "Molotov" e "Gotas em Caos" foi postado em vários sites do Circuito Fora do Eixo. O segundo compacto Impossibilidades, que apresenta uma amostar do próximo disco da banda curitibana Oaeoz [foto ao lado]. A faixa-título é um rock dançante com letra de tom filosófico e uma enchente de guitarras. Já o lado B, “Cittá Piu Bella” é uma versão para a banda paulista Fellini, que marcou a cena nos anos 80. A versão original está no disco “Amor Louco”, de 1989. O terceiro compacto veio da banda goiana Bang Bang Babies, [foto ao lado] lança agora o single virtual homônimo, com as músicas "Lookout", "From my backyard"e "Going Down". O último lançado foi “o ar q movimenta no oco perfurado” da banda mineira Cumbaquê Fecho os Olhos Hoje e dia e Vire o Disco [foto ao lado].

.Hoje houve reunião via MSN com toda a galera que compõe o projeto para inicarem as reuniões regionais, nas quais sairão eleitas as bandas regionais com os requisitos do projeto para lançar seu compacto. Para num segundo momento realizar o levantamento de quais terão seus compactos gravados.

.Obs: baixe as músicas e demais fetiches do compacto no links de cada banda.

Nenhum comentário: