segunda-feira, 22 de outubro de 2007

a simbiose das formas e cores


.Inicia esse final de semana em Uberlândia a exposição da 1ª Bienal de Artes do Triângulo. Sua abertura está marcada para 26/11 e permanecerá até 23/12. A exposição engloba desenho, escultura, fotografia, gravura, instalação, mídia contemporâneas, objeto, performance e pintura.

.Os selecionados abrangem várias cidades: São Paulo, Embu, Florianópolis, Pelotas, Uberlândia Curitiba, Salvador, Porto Alegre, Rio de Janeiro, São José dos Campos, Guarulhos, Piracicaba, Belo Horizonte, Cabo Frio, Niterói, Americana, Goiânia, Campinas, Araguari, Mauá, Patos de Minas. O projeto assim comtempla a proposta de realizar uma mostra nacional.
.O interessante que pude receber Daniel Nogueira de Lima artista de São Paulo que está com um trabalho aprovado. O mais interessante é que indiretamente pude entrar em contato com a Bienal. Ontem estava bebendo cerveja com outro artista que expõe seu trabalho: Rodrigo Moretti. Ainda Lucas Laender apareceu hoje para falar com seu amigo paulista hospedado na minha casa (o Daniel). A imagem que abre esse post é da ação (na concepção do artista) que ele irá executar na inauguração da Bienal: Triângulo Equilátero Inscrito no Cubo Pulsando. Considera uma ação porque consiste em uma performance em que ele pinta em um Cubo de plástico usando canetões de pvc, produzidos por ele mesmo, acompanhado por improviso musical de bateria e, agora, sax.
.Da conversa com Daniel Linea (brincadeira auto-proposta por ele) teve como início de conversa a apresentação da configuração do circuito independente advindo das leis de incentivo e atitudes disseminadas de Cuiabá buscando novos espaços de fluxo dentro do mercado estrito do eixo Rio-São Paulo. Aí o assunto descambou para bolsa pampulha, um estimulo criado pelos diretores do museu Pampulha de BH em que artistas possam estudar lá e divulgar seu trabalho. Eles recebem uma bolsa, expõem seus trabalhos, participa de ações sociais, dá oficinas. O que ainda rendeu assunto para signos - com a participação do mapa astral que por acaso estava na sua agenda: um touro de asas; para explicitação da proposta de trabalho com a definição dos elementos básicos usados (cubo-coração; círculo-mente); para a troca de contatos com o universo paulista; e ainda para discussão da performance com um dos músicos participantes Eduardo Marra.
.Segue um dos vídeos da Ação.
Cubo Pulsando_
O Quê? 1ª Bienal de Arte do Triângulo
Quando? 26/11 a 23/12/02 (terça a domingo das 10:00-21:00)
Onde? Av. Floriano Peixoto, 1548. O Quê? 1ª Bienal de Arte do Triângulo
Ainda há premiação em dinheiro para os três primeiros lugares.

Nenhum comentário: